conquista da casa própria costuma ser uma das metas principais na vida de quem paga aluguel. Porém, para alcançá-la não basta ter vontade. Mais do que isso, é preciso planejar para que todos os passos sejam dados com segurança rumo à concretização do que, para muitos, permanece sendo apenas como um desejo.
Para ajudar nesse planejamento, elaboramos este manual, em que apontaremos os motivos para que uma pessoa se empenhe para sair do aluguel.
Em seguida, indicaremos os caminhos da economia, necessária para realizar esse objetivo. Ainda, daremos dicas sobre como procurar um imóvel, qual documentação deve ser reunida na hora da compra e as formas de pagamento existentes. Finalmente, apresentaremos o que deve ser feito para consultar no mercado a credibilidade do vendedor do imóvel.
4 motivos para você sair do aluguel
O aluguel é uma solução para quem não tem moradia própria e nem dinheiro suficiente para comprá-la. Porém, é aconselhável que a pessoa sempre tenha em mente que esta deve ser uma condição passageira, pelos seguintes motivos:
1. O dinheiro do aluguel nunca volta
P dinheiro pago no aluguel oferece ao inquilino a condição de morar com dignidade, dando segurança e conforto a ele próprio e à família. Mas, por outro lado, é certo que o valor gasto com o aluguel jamais retornará para o bolso do locatário.
2. Comprar um imóvel é formar patrimônio
Quem compra a casa própria, ao contrário de quem mora em um imóvel alugado, converte todo o dinheiro investido na aquisição em um patrimônio pessoal bastante sólido, com real capacidade de valorização.
Assim, em vez de contribuir para que o proprietário do imóvel alugado tenha uma renda extra, o dono de um imóvel próprio contribui para a própria segurança pessoal e para a segurança da família.
3. Ter a casa própria proporciona uma estabilidade maior
Com um patrimônio próprio, tanto o comprador de um imóvel quanto a família encontrarão maior estabilidade para viver. Afinal, na casa própria não há o risco de o imóvel ser pedido de volta. Além disso, é preciso considerar que ele tem um valor de mercado significativo, o que também contribui para a estabilidade familiar.
4. Os donos podem personalizar o imóvel do jeito que quiserem
Quem mora em um imóvel alugado está limitado quanto ao que pode fazer na moradia em termos de reformas. Com o imóvel próprio, ao contrário, o dono pode personalizá-lo do jeito que quiser e que a estrutura permitir.
Stela Rosana Gouveia
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/stelarosanagouveia/
Comments